segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Diário: Lisboa, 16 de Novembro de 1989.

Acordámos às seis da manhã para arrumar as ultimas coisas para partimos com o destino a Portugal.

O meu pai estava muito agitado porque o meu tio Armando não tinha chegado na hora combinada o que já era esperado. Visto que ele bebia muito era provável que àquela hora não estaria sóbrio. Eu não estava agitado, apenas com receio do que estava a suceder comigo pois não tive a opção de escolha, na minha vinda a Portugal. Apenas tristeza de deixar a minha mãe, o meu irmão Tino e tantos outros amigos de vadiagem.

Finalmente chegou o meu tio Armando, agora estava tudo certo. O meu pai, já tranquilo diz ao meu tio, "Estamos atrasados, a hora do chequim já começou".

Chegou o momento de despedida, presente estava a minha mãe à qual dei um abraço forte e ao meu irmão. Só não chorei porque também estava com alguma ansiedade em ver os meus outros irmãos que já se encontravam em Portugal.

O meu pai para me consolar dizia: "Não te preocupes, vais só estudar como os teus irmãos e nas férias regressas para ver a tua mamã".

De partida com destino ao aeroporto passámos pela Praça do Império, onde se encontra a estátua de Maria da Fonte, adiante pelo campo de futebol Adelino Queta, depois pelo Reservatório de Agua, a Feira de Bandim, depois pelo o Hospital Central e o Bairro de Ajuda, enfim mais quatro quiloómetros e chegámos.

Dirigimo-nos ao sítio de atendimento para o chequim. Havia uma senhora com uma mala de viagem idêntica  minha, até ai estava tudo bem, o peso da bagagem era bem superior ao esperado.

O homem do chequim não deixava passar a bagagem, o meu tio percebeu e para facilitar, tirou uma nota do bolso passou-lha, o homem agarrou a nota e meteu no bolso e a bagagem seguiu.

Despedimo-nos do meu tio, seguimos para a sala de embarque e partimos.

Chegados a Portugal estranhei a diferença de clima que se depara logo na saída do avião, estava muito frio. O meu pai disse que o frio é por ser inverno, para mim era estranho, no meu país não há inverno.

Seguimos para a alfândega e depois dirigimo-nos para uma sala onde havia tapete rolante e por cima as bagagens a rodarem, iam e vinham, iam vinham.

Vimos as nossas malas, agarramos nelas, apanhamos o taxi e dirigimos para o Cacém.

No caminho fiquei encantado pelos inúmeros placards de publicidade que iam aparecendo ao longo do percurso em especial a Coca – Cola, que é a minha bebida favorita.

Chegado à minha futura casa  vi os meus irmãos que já não via há uns anos, a recepção foi boa e cheio de alegria com um grande banquete, e claro não faltou a Coca – Cola.

Depois do banquete e da matança de saudades, dirigi-me para a minha mala e estranhei, a mala não tinha o cadeado. Ao abrir a mala, só tinha roupa interior de mulher, vestidos e panos bordados.

Disse ao meu pai, dirigimo-nos de imediato ao aeroporto para reaver a minha mala. Ao chegar ao aeroporto a senhora já lá estava sentada com a minha mala que tinha lavado por engano, trocamos as malas e cada um seguiu o seu destino.
De agora em diante tudo será novidade para mim.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

                                                                                               
                                                       Alexandre A Ucha Pereira 1º BE
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário