terça-feira, 16 de novembro de 2010

Diário: Angola, 11 de Novembro de 1975

Hoje é um dia histórico. Hoje o meu país torna-se independente. Viva Angola!A cidade de Luanda acordou muito agitada. Sou apenas uma menina de sete anos que não compreende bem o que se está a passar. Fala-se de um acordo entre os partidos políticos, fala-se também de evacuação dos colonos portugueses. As ruas da cidade de Luanda estiveram encerradas pelas tropas dos três movimentos, ninguém podia sair de casa, ninguém podia entrar ou sair da cidade. 
É o dia mais importante para todos os angolanos, principalmente para mim porque sou o princípio de uma nova era. A escola onde eu andava, está encerrada por causa da guerra. Guerra essa que destruiu completamente a cidade. Finalmente vou poder voltar a escola. Finalmente a paz voltou. 
São 5h da tarde o sol já se pôs. Ouvimos foguetes e tiros anunciar a independência de Angola. Festejamos este dia pela noite fora. De repente começou a chover eu juntamente com as outras crianças tomo chuva. É uma alegria sem explicação. Depois de parar a chuva ficou o cheirinho de terra molhada. São 10 da noite e a festa continua com batuque e o ritmo da marimba e do quissange. Nós dançamos esse ritmo exótico, e a festa continuou pela noite fora.
marimba-band[1].jpg
Luisa 1ºBC
 

Sem comentários:

Enviar um comentário