terça-feira, 10 de novembro de 2009

O cinema como media


O cinema é um meio de comunicação dirigido para um grande público tornando-se um meio poderoso, muitas das vezes utilizado como arma de publicidade com o objectivo de influenciar as pessoas, através de imagens, palavras e sons.
Um dos filmes que considero que teve muito impacto na sociedade foi Tropa de Elite, um filme que bateu recordes mesmo antes de estrear no cinema.
É um filme que retrata uma realidade que tem como palco principal o Estado do Rio de Janeiro, nos anos 90 mas que pode ser passado em qualquer parte do Mundo, fala de factos reais e gira em torno de um capitão cheio de ideais e profissionalismo no combate às redes de tráfego de droga.
Assim que estreou foi aclamado pela critica como um filme violento e que desrespeita os direitos humanos, esquecendo-se do tema principal do enredo, o combate à corrupção e o tráfego de droga.
A critica tentou denegrir uma policia de elite e condenar os seus actos mas o filme acabou por passar uma sensação de alivio e de justiça e de fazer acreditar que possa haver um futuro melhor.
O cinema para mim acaba por ser uma peça importante nos Mass Media tanto na divulgação como na influência das mentalidades da sociedade.

Pedro Carvalho 1º FB

Sem comentários:

Enviar um comentário