terça-feira, 10 de novembro de 2009

44º Presidente dos E.U.A.


Há cerca de um ano atrás, Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos, numa vitória histórica a todos os níveis. Foi o primeiro negro a assumir o comando do país, ganhou com uma margem bastante clara, mobilizou mais de 60% dos Estados Unidos a votar e mostrou ao mundo como é que o Marketing Social pode decidir e ganhar uma campanha eleitoral.

A campanha de Obama veio mudar a forma como são vistas as comunidades sociais virtuais e a utilização da tecnologia ao serviço da política.
Alguns exemplos:

· Foi criada uma aplicação para o iphone que ajudava utilizadores a encontrar via GPS as diversas sedes de campanha de Barack Obama espalhadas pelo país.
· Muitos críticos puseram em causa o poder e a utilidade do Twitter, no entanto, a campanha de Obama conseguiu reunir 120.000 seguidores. Na parte inicial da campanha o número de seguidores era de apenas 6.700 seguidores.
· O exemplo do facebook é notável, conseguiu juntar 2,3 milhões em todo o mundo, elevando as presidenciais dos EUA a um evento de nível mundial (apesar de já ser considerado por muitas pessoas), dada a popularidade que foi capaz de conquistar. Este fenómeno fez também aumentar as doações para a campanha.
· O youtube foi usado para expor e promover a música “yes we can”, tendo sido vista por mais de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, com mais de 80 mil comentários ao vídeo.
· A alteração da mensagem que foi passando ao longo da campanha foi determinante para a mesma, de “Change You Can Believe In” para “Change We Need” e depois para “Yes We Can”. Este facto, para o cidadão comum passou despercebido, no entanto, enquanto estratégia de marketing, foi considerada um sucesso.
· O seu website foi outro sucesso, com uma imagem limpa e cuidada transmitindo muito simbolismo, em conjunto com o logótipo, ferramentas indispensáveis à criação de marcas fortes.

Quem saiu vitorioso destas eleições não foi apenas Barack Hussein Obama II foi a comunicação e as várias formas de comunicar, como a Internet através de aplicações, hoje ao dispor da maior parte da população mundial, a própria imagem que a equipa de marketing criou para Obama trouxe resultados nunca alcançados. Com a comunicação através das novas tecnologias, estas eleições tiveram também um resultado histórico no número de jovens que votaram pela primeira vez.
Nuno Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário