terça-feira, 3 de novembro de 2009

ANOREXIA: A NOÇÃO DA REALIDADE




A anorexia é uma doença do comportamento alimentar, que tem vindo aumentar nas últimas décadas, devido ao modelo sociocultural de beleza.
Antigamente os padrões de beleza remetiam para as formas redondas, daí vem o ditado popular "gordura é formosura", havia a ideia que a gordura era sinal de saúde e beleza, hoje em dia esse padrão foi substituído pelo ideal de magreza.
A moda, a publicidade, a televisão, o cinema e outros meios de comunicação social podem ser considerados os responsáveis deste novo padrão de beleza, dado que como agentes de socialização destacam a importância do visual e da aparência física exibindo em determinado tipo de corpo: magro. Também utilizam a propaganda exaustiva de produtos de baixo valor calórico. Este padrão é tão desfasado da realidade que provoca nas pessoas um sentimento de descontentamento com o seu próprio corpo, por este não corresponder aos padrões estabelecidos, o que leva muitos indivíduos a adquirirem comportamentos alimentares disfuncionais, que podem originar patologias, como por exemplo uma pessoa anoréctica perde a noção da própria realidade. Por muito magra que seja verá sempre uma pessoa gorda e horrível do outro lado do espelho. Até mesmo alguns actores vêem-se obrigados a perder peso para obtenção de trabalho.
Por outro lado, têm sido os "mass media" que têm alertado para a dimensão do problema, quer seja com reportagens, publicação de noticias, informação geral e colocação de vídeos na internet, tudo isto para elucidar as pessoas na compreensão da doença, ajudar a identificar sintomas e a fornecerem informação de locais de tratamento.

Na minha opinião apesar dos "mass media" contribuírem para a divulgação do padrão beleza "magreza" não os podemos culpabilizar pelas acções de cada indivíduo.
Cada ser humano deve ser capaz de separar o "trigo do joio" pois cabe a cada um a interpretação da "informação" que lhe é apresentada pois, algumas vezes não corresponde à realidade acabando por se deixar influenciar negativamente.



Liliana Inácio

Turma 1ºFB

Sem comentários:

Enviar um comentário