quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os Media na minha vida

     Os Media foram aparecendo na minha vida aos poucos e poucos.
Nasci em Vreia de Jales, uma aldeia transmontana e quando eu era jovem ouvia a rádio. Nessa altura, ouvia as radionovelas que me faziam chorar e rir com as suas peripécias, e os discos pedidos.
    Na aldeia havia um só telefone público para todos, e só se podia receber chamadas com hora marcada. Estava colocado na taberna e, se houvesse alguma chamada urgente de noite, o dono da taberna tinha de ser acordado.
    Naquele tempo, ao domingo eu escrevia cartas à mão para as pessoas que não sabiam escrever e tinham os filhos fora, em Lisboa, no estrangeiro ou no Ultramar. As cartas por avião só chegavam ao destino 15 dias depois.
    Nasci no ano 1951, e só em 1957 apareceu a televisão a preto e branco em Portugal mas, à minha terra só chegou por volta do ano 1963. Como não tinha TV em casa, quando havia algum programa de mais destaque como o Festival da Canção, Teatro, Tourada que hoje detesto mas na altura não me apercebia da barbaridade que é, ia ir ver a casa de quem já tinha televisão.
Nos anos 80 e 90 apareceu a televisão a cores, mas sem comando à distância. Sempre que queríamos mudar de canal tinha que ir lá carregar no botão o que não era um grande sacrifício uma vez que só havia dois canais. O horário também era muito reduzido, só começava às dezoito e trinta e acabava às vinte três e trinta. Algum programa especial como, por exemplo, o Festival da Canção ou Eurovisão acabava à meia-noite.
    Com a chegada dos computadores, houve uma grande alteração na vida, veio a internet que começou a fazer parte do dia-a-dia de todos nós.
    Com entrada do novo milénio e com a evolução dos meios de informação posso agora continuar a manter o contacto em qualquer lugar e até comodamente em casa, via Internet, e saber tudo o que me interessa sobre o Mundo, tal como: investigar, consultar, ler o jornal, visitar os mais belos lugares, enviar e receber fotos em tempo real, trocar e-mails ficar mais perto da família quer esteja perto ou longe como o caso do Brasil.
     Se viajar posso tirar fotos, gravar na pen ou CD as maiores recordações da viagem.
A TV por cabo permite mais opções de programas que posso ver e rever quando quiser e ainda continuar a navegar.
     Enfim, com as aventuras tecnológicas do século XXI os intervenientes da acção mudaram.
Ao longo destes anos os meios de comunicação foram evoluindo e o meu dia-a-dia mudou muito porque a tecnologia tem sido e será o que faz mexer o nosso mundo.
    A minha vida mudou mas houve sempre tempo e haverá para os livros que gosto de ler. Desde sempre tive hábitos de leitura e até hoje não os perdi. A leitura que faço através deles faz-me sonhar, viajar e viver outras vidas, com a vantagem de parar quando e onde quiser e recomeçar de novo quando bem entender.
Também são uma distracção, pois quando leio abstraiu-me de tudo, por isso são também momentos de lazer.

Aldina Vaz fonte 2ºBC

2 comentários:

  1. gostei da descriçao sobre os media,
    e como escreveste a evolução ao longo destes 50 anos. Parabens.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ver e ler as coisas de antigamente sobre a evolução dos meios de comunicação.
    adorei
    Aldina Afonso taveira

    ResponderEliminar