quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Os Media e eu

Quando eu era criança, recordo-me de ouvir rádio com os meus pais. Até para a praia o meu pai levava o rádio. Penso que nessa altura a rádio era um dos meios de comunicação mais importantes porque, nessa altura. havia melhores programas de rádio. Lembro-me de um, particularmente, chamado “os Parodiantes de Lisboa”, que nos colava ao rádio durante uma tarde inteira. Lembro-me também de relatos de futebol, que ainda hoje prefiro ouvir na rádio, pois na televisão os comentadores não conseguem dar a ênfase que dão os relatadores na rádio. Quem não se lembra da célebre frase do Jorge Perestrelo "RipaNaRapaqueca"ou do"É disto que o meu povo gosta”? Sempre admirei a rádio pela forma como consegue eternizar momentos através dos seus locutores. A forma como se faz o relato de um acontecimento (não só no futebol) pode, na minha opinião, dar-lhe ainda mais importância.

Falando ainda na rádio, mesmo hoje continua muito presente no meu dia-a-dia, principalmente quando estou a conduzir. Gosto de ouvir as notícias mais recentes ou a M80, que dá musica muito boa, antiga e com qualidade.

Da televisão já não me recordo tanto, a não ser dos programas que dantes davam, direccionados às famílias tais como o “123”, “Tal canal” e telenovelas. Por um lado eram um bom entretenimento mas, por outro, diminuía a comunicação na família porque fazia com que as pessoas falassem menos entre elas pois estavam entretidas com esses programas e isso podia ser prejudicial para as famílias sem elas darem conta disso.

Por vezes dou comigo a falar com outras pessoas sobre os desenhos animados da altura, tais como “A floresta verde”, “Jacky”,”Tom Sawyer”, etc. Até me lembro de algumas músicas e começo a cantarolá-las, o que me provoca alguma nostalgia.

Também costumo ler e lembro-me de ler os livros de banda desenhada da Disney e de seguida a colecção dos Cinco e “Uma aventura”. Hoje em dia gosto de ler um bom livro quando tenho mais tempo mas, como normalmente não tenho, vou me contentando com jornais para ter uma ideia das notícias mais recentes.

Hoje em dia a Internet veio mudar tudo. Com um simples clicar de rato podemos navegar a velocidades estrondosas, ver televisão, ler jornais, ouvir rádio, falar através de Webcam, vendo a pessoa com quem estamos a falar de qualquer parte do globo. Por exemplo, ainda há dias estive a falar com a minha irmã que está em Moçambique. E na altura em que houve alguns desacatos nesse país, sossegou-me ter falado com ela em directo através desse serviço.

Não sei como seria a minha vida sem estas tecnologias. Certamente teria grande dificuldade em viver pois estou habituado a elas porque são muito importantes para mim. Desde da idade da pedra que se comunica. Ninguém pode ficar bem sem informação, sem ela ficaríamos fechados sem saber nada do mundo ao nosso redor e também ninguém saberia nada de nós.

Paulo Matos 2ºBE ELECTROTECNIA

Sem comentários:

Enviar um comentário