quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fazer história


Em memória do meu irmão
Ponte de Lousa,1981.Estava um belo fim de tarde de Verão,soprava uma leve brisa que inundava nossos sentidos com aromas campestres e simultâneamente,secava o suor que arrefecia nossos corpos vestidos apenas com uns calções e uns ténis já cansados de tantas correrias,quedas,pontapés e tropeções.
Nós,eu e o meu irmão,o Paulo,olhos azuis e cabelo loiro,catorze meses mais velho,muito inventivo,normalmente apelidado de "Professor Pardal".O Rei,o herói de todas as aventuras!Mas nesse dia,nesse fim de tarde de Verão,numa brincadeira tantas vezes repetida em tantos outros cenários,entre o bem e o mal,o vencedor e o vencido,na rua que nos viu nascer,aquela calçada teria muito para contar!Ele Polícia,eu ladrão,tudo estava planeado,aliás como sempre!Na sua moto imaginária,perseguia-me por entre ruas de terra batida,quintas e quintais cultivados,enquanto eu tinha de me esgueirar a pé entre árvores,penedos e silvas.Mas desta vez decidi que seria diferente.Faria a história à minha maneira!Porque teria de ser sempre eu o mau da fita,sempre obediente e submisso,sem nunca contestar as suas decisões? - Não!Aquela aventura sofreria um volte-face!O efeito surpresa sempre teve sucesso,como tantas vezes vira na televisão.Foi então como planeado,que ele apareceu nas minhas costas a alta velocidade,assobiando como se de uma sirene se tratasse e gritando - Tás preso!Entrega-te! - Mas eu faltei ao combinado e enquanto ele olhava para a esquerda,estava eu à direita de perna já esticada...a moto despenhou-se ás cambalhotas pela calçada!
Finalmente,um final feliz produzido e realizado por mim,não fosse os açoites do meu Pai ao jantar!No mundo real,o meu querido mano levou alguns pontos no queixo,os arranhões já eram naturais!
Este episódio da minha vida,teve um impacto enorme na pessoa que hoje sou!Tomar aquela decisão,foi como mudar o meu futuro!Hoje,mostro o que sinto,não me submeto aos caprichos de outros,exijo os meus direitos,vivo em liberdade e principalmente,construo a minha própria história!

Carlos Sousa 1ºAL

1 comentário: