quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Badajoz à vista!


                21 Agosto de 1982
                              

Tenho 13 anos e acabei de chegar de Espanha, de Badajoz, que visitei com os meus pais, irmão, padrinhos, a filha e o “Tio João”, irmão da madrinha.
As pessoas vão a Espanha por vários motivos mas o mais comum é o das compras.
Há um único problema, a fronteira, há um grande respeito pela Guarda Nacional porque não é permitido atravessar a fronteira com mercadorias pois é considerado contrabando.
Chegámos a horas a Badajoz, até parecia que o carro voava.
Estava um lindo dia e ainda por cima tivemos sorte porque havia uma grande feira com festa na terra.
Enquanto nós, os miúdos fomos para a feira, os adultos foram às compras. Aqui em Espanha há coisas que são muito mais baratas que em Portugal e vale a pena aproveitar para comprar, principalmente os chocolates espanhóis.
Quando chegou a hora da partida é que a coisa complicou porque as compras eram grandes e demasiadas, caixas de panelas, casacos, colchas, caixas de brinquedos…. Como é que iríamos passar a fronteira com tanta mercadoria?
 Todos discutiam, quem levava o quê, como é que tudo ia caber no carro, todos falavam, todos davam ideias, todos discutiam….
Então a minha mãe enrolou o meu irmão nuns lençóis, eu e a minha amiga íamos sentadas em cima de uma colcha mas, o mais engraçado, foi o fininho do tio João, meteram-lhe uma colcha enrolada e vestiram-no com um casacão de pêlo, parecia o Pai Natal em Agosto.
Quando, ao passar a fronteira, nos mandaram parar, instalou-se o ‘’pânico’’.
Os polícias olharam, falaram entre eles e a única coisa que pediram foi que o tio João saísse do carro. Ele olhou para nós e depois, muito sério disse-lhes que não podia, estava com febre e maldisposto. Os polícias ao vê-lo com tanta roupa lá devem ter acreditado lá conseguimos passar. Rimo-nos toda a viagem da cara que o tio tinha feito.Gostaste, não foi? Eu também. Até Amanhã!


Conceição.F 1º TA

Sem comentários:

Enviar um comentário