quarta-feira, 7 de novembro de 2012


1º Dia de Recruta                                                                 
                                                                                                                             20 de abril de 2009

Diário, são 22h30 da noite estou em Mafra na EPI (escola prática de Infantaria), hoje entrei oficialmente para a tropa, e queria descrever-te e contar-te esta nova vida. Na carta que recebi em casa dizia que tinha que me apresentar no quartel de Mafra às 09h da manhã dia 20 de abril, então hoje é esse dia. Acordei super, mas super nervosa, questionando-me onde me fui meter… 
Eram 7h30 quando me sentei numa das cadeiras da minha cozinha para tomar o pequeno-almoço. Comi chocapic, os meus pais andavam de um lado para o outro a aprontarem-se para o trabalho. Eu sabia que era um desejo deles levar-me ao quartel, mas como não podiam, por causa do trabalho ontem liguei à minha prima Ana a pedir boleia. Acabei de comer, a minha prima estava a chegar, ligou-me a avisar, fui ao quarto conferir o que tinha que levar na mala, para uma semana. 
Cada vez me sentia mais nervosa, então quando a campainha tocou, e eu sai e entrei no carro, sabia que já não podia voltar atrás. A viagem até Mafra, foi um silêncio total. Cheguei cedo de mais, pensei eu, quando olhei para o relógio, ainda eram 8h30 e a minha prima deixou-me à porta do quartel e foi embora. Fiquei junta a três raparigas que reconheci dos testes para a entrada no exército, estávamos ali alguns já à espera, esperando o que nos iriam dizer. Eram 9h10 quando começaram a fazer a chamada e a formar os pelotões. Um graduado, no meu caso um furriel, pegou no meu pelotão e levou-nos para a barbearia, todos os rapazes tiveram que fazer a barba e cortar o cabelo. Havia um rapaz que tinha o cabelo tipo Afro e foi uma pena vê-lo ficar sem o cabelo. Depois o furriel mostrou-nos as instalações e deu-nos as primeiras instruções. Depois do almoço tivemos uma palestra onde o comandante nos desejava boa sorte para aqueles próximos dias. Já à tardinha o furriel reagrupou-nos para irmos levantar as nossas fardas. No total eramos 300 praças a fazer a recruta, somos tantos! Ao chegar aos depósitos das fardas entrámos em fila um a um e não fomos muito bem tratados mas também é a praxe. Por sermos tantos tivemos de esperar uns pelos outros. Após o jantar, viemos para as casernas, para o descanso. Amanhã temos de estar a pé às 6h da manhã porque vamos iniciar o dia com corrida. Despeço-me hoje, e amanhã prometo-te novidades, agora é que vão ser elas. Até amanha diário.

                                                                                                                     Vanda Pereirinha  1º BC

1 comentário: