quarta-feira, 6 de março de 2013

Eu e...


 O cinema – A primeira vez que me recordo de ter assistido a um filme projectado numa tela tinha eu mais ou menos 10 anos.
Era costume ir passar férias com os meus pais para a Lagoa de Albufeira (perto de Sesimbra) e à beira da lagoa existia uma casa muito antiga da qual já só restavam as paredes em pedra, cujo espaço foi aproveitado para fazer um cinema ao ar livre. O filme tinha o titulo Os super homens contra as amazonas, era de ação e o enredo tinha como base os super homens tentarem derrotar um grupo de mulheres guerreiras, as amazonas. Depois deste filme assisti a muitos outros no mesmo local, mas talvez pela muita ação existente neste nunca mais o esqueci.

 A rádio – Como na minha família não havia o hábito de ouvir rádio, não me recordo da primeira vez em que ouvi esta caixinha de comunicação, há no entanto uns momentos que tenho de recordação. Tinha um tio avô que adorava ouvir os relatos de hóquei em patins e por vezes eu sentava-me ao pé dele a ouvir também.
Tenho bem presente alguns programas radiofónicos que marcaram a longa história da rádio, dos quais passo a descrever alguns:
Os Parodiantes de Lisboa, com a sua dupla famosa de detectives Patilhas e Ventoinha;
os discos pedidos, do qual estava sempre a espera que as pessoas pedissem para passar as musicas que eu gostava;
o Oceano Pacifico, era e ainda é o melhor tranquilizante para escutar ao fim da noite;
O programa Despertar com o António Sala e a amiga Olga, com o incontornável Jogo da Mala.

 Os jornais – Deste meio de comunicação a primeira recordação que me vem à cabeça é o tamanho das suas páginas que enchiam uma mesa, recordo-me do jornal A Bola e o Diário de Noticias que depois de lidos eram usados para forrar o caixote do lixo ou como protecção aquando das pinturas das paredes e tectos lá de casa.

 A televisão – As primeiras vezes que assisti a programas de televisão foi em casa da minha avó, recordo-me que a televisão era uma Telefunken e tinha  em cima um bonito naperon feito pela minha avó e em cima do naperon estava uma espécie de pato em vidro que fazia contra balanço e oscilava para a frente e para trás (este “espécime” usava-se muito na altura).
Os primeiros programas de que tenho memória para além do telejornal (que eu detestava) lembro-me do TV Rural com o Eng.º Sousa Veloso; Animação com o Vasco Granja, deste programa muito sinceramente só gostava da Pantera Cor de Rosa, porque aqueles desenhos animados polacos e checoslovacos  que passavam, até me faziam “agonias”. Recordo também um programa que era apresentado pelo Vítor Mendes (pai do Fernando Mendes do Preço Certo), o programa era sobre bricolage e o Vítor Mendes não tinha habilidade nenhuma, valia os convidados que esses sim faziam coisas muito apresentáveis.

Fernando Lopes nº 7 2º BE

Sem comentários:

Enviar um comentário