terça-feira, 12 de março de 2013

Eu e os Media. Recordações da minha infância.


CINEMA



Recordo-me perfeitamente aqueles tempos em que acompanhado do meu irmão mais velho fui ver um filme. Gostaria imenso de poder recordar o nome do filme mas está sendo um pouco dificil porque naquela altura não nos interessava a legenda apenas acção e um bom papel do actor era suficiente para fazermos a interpretação do filme. Foi pela primeira vez que vi imagens em movimento de lutas e cavalos e tanta gente morrer de uma só vez. Era impressionante mas, ao mesmo tempo, fascinante. Naquela noite foi difícil adormecer porque as imagens não me saíam da cabeça. Mas com o tempo fui-me habituando ao ponto de querer estar sempre presente em todas sessões do filme. Os filmes eram projectados em terraços descobertos, numa tela de pano branco.





JORNAL



Com o passsar de tempo e depois do meu ingresso na escola comecei a recortar revistas e letras formando frases curtas, colando nas paredes da escola. Surgiu assim a ideia de criarmos um jornal de parede à semelhança do que o país fazia e colocava no mercado municipal para o público. Muitos artigos eram escritos à mão e com umas fotografias ainda a preto e branco. Com escassos meios, mas os que tinhamos eram suficientes para produzirmos artigos que destacavam e chamavam a atenção.

Mas as coisas não ficaram por aí.



RÁDIO

Começa assim a minha paixão pela rádio. Quem não gostaria de ter um. Aquela caixinha que naqueles tempos até parece que sabia o que queriamos dela escutar. Era coisa de outro mundo. Curiosidade era tão grande para descobrir o que lá dentro se encontrava. Enquanto adolescente estávamos interditos de lhes pegar para não estragarmos. Na escola, numa visita de estudo para entendermos sobre as funcionalidadaes de uma Rádio tive oportunidade de visitar uma estação de transmissão da rádio. Foi um dia inesquecível.

Apeguei-me à rádio, participei em concursos por via telefónica, em directo ao vivo na própria rádio. Era vasto o leque de programação. Para mim o que mais se destacava era nas tardes de domingo ao acompanhar momentos emocionantes de relatos de futebol e também nas horas de discos pedidos. Só tive um primeiro rádio meu que me foi oferecido por um amigo na década de 90. Era um mimo. Com o avanço tecnológico passámos a ver imagens correspondentes ao que ouvíamos.



TELEVISÃO

As primeiras imagens televisivas que vi foi na escola atrvés de um programa Télé-Escola instalado na mesma onde estudei. Foi uma coisa maravilhosa mas nem por isso desliguei da rádio. De imagens a preto e branco e por vezes com muita chuva devido à fraca capacidade de captação de sinais, mesmo assim ninguém tirava daí os olhos. Os momentos em que todos nos reuníamos para ver a emissão era depois do jantar para assistir à novela ou ver um bom filme porque os que eram rodados em branca e nos terraços deixaram de existir
Leonildo Nazaré 2ºBC

Sem comentários:

Enviar um comentário