terça-feira, 12 de março de 2013

AS MEMÓRIAS DE RADIO, TELEVISÃO, JORNAL, CINEMA.




Se as minhas memórias me levassem ao passado começava por falar de televisão.

Em 1977 começou a revolução da televisão para todos os angolanos, antes era impensável possuir uma televisão por causa do regime colonial.
Na altura as primeiras televisões foram entregues pelo governo às comissões dos bairros ou seja às juntas de freguesias onde a população se juntava para assistir à novela Gabriela, noticiários e outros programas interessantes. Eu e as minhas irmãs na altura ainda não tínhamos televisão em casa, a emoção era tanta antes da novela que ficávamos muito ansiosas que chegassem a hora para poder assistir. Não só a novela Gabriela marcou a minha infância ou adolescência mas também os bonecos animados, com histórias muito engraçadas como (Lobo Pateta, Corridas Locas, Pantera Cor de Rosa). Nesta época divertia-me muito, embora a televisão só emitisse à noite, porque estava em período experimental.
                                                            

A rádio faz-me lembrar perfeitamente a casa dos meus pais. Ainda muito nova tinha um rádio, e o meu pai aos domingos ficava com os ouvidos bem atentos a escutar o relato de futebol. Já na minha adolescência escutava a rádio porque era na época o único meio de difusão que tínhamos durante o dia. Recordo-me que havia muitos programas mas o meu preferido era os Discos Pedidos em que os ouvintes telefonavam para a estação de rádio e faziam dedicatórias para os amigos e familiares, e escolhíamos uma música. Ficava muito atenta às letras para as poder copiar e depois trocar entre colegas, era bastante divertido. Naquele tempo, em Angola, quem não tinha um caderno de música! Principalmente românticas (Roberto Carlos, Alcíone e tantos outros). Ainda hoje gosto de escutar rádio, alguns programas encantam-me especialmente na TSF, Renascença e Orbital.




Era muito nova quando vi o primeiro filme, estava eu no ensino primário e estudava num colégio de freiras onde éramos obrigadas aos domingos ir aprender o catecismo e depois íamos ver filmes sobre a Vida de Cristo. na adolescência era regra todos os fins de semanas ir ao cinema com os meus irmãos. Vi muitos filmes e lembro-me de alguns como o Preço da Lealdade, Canção da Felicidade, filmes do Trinita do Bud Spencer, do Cantiflas, Charlot e muitos mais. 






O meu primeiro contato com o jornal foi quando morreu a minha avó e o meu pai publicou um anúncio no jornal para dar a conhecer aos outros familiares o seu falecimento. Foi um contacto triste porque raramente meu pai comprava jornais. Hoje tenho um contacto permanente com os jornais principalmente com os jornais desportivos e outros.

Filipa Campos 2ºBC

Sem comentários:

Enviar um comentário