terça-feira, 19 de maio de 2009


A MENINA E OS FIGOS...


Quando eu era pequena, adorava vender os figos da minha avó.


A minha avó tinha na casa dela uma linda figueira, grande e carregadinha de figos maravilhosos, enormes, doces...luziam.Todos os dias deitavam-se figos fora, estragavam-se ou estavam bicados dos passarinhos que se deliciavam pousados nos galhos. A minha " pobre " avó lamentava-se todas as manhãs, com os braços cheios de leite dos figos e no seu casaco, de andar a apanha-los pela fresquinha.



Um dia, com os meus 6/7 anos, levantei-me mais cedo do que os meus avós, trepei à figueira, de galho em galho, degrau de escadote em degrau, e fui enchendo o meu saco.

Coloquei aqueles figos brilhantes dentro de um cestinho de vime, e fui vendê-los no mercado, a uma bancada de uma senhora conhecida que me pagou 500.00 escudos enquanto, em casa os meus avós estavam preocupados sem saberem de mim.

Quando cheguei a casa, contei o que tinha feito e mostrei o dinheiro. Os meus avós acharam engraçado mas disseram-me para não voltar a fazê-lo.


Passaram-se muitos anos. Quando me lembro daqueles tempos... fica uma saudade, uma recordação de actos e atitudes inocentes.


Ana Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário