quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Eu e os media


Desde o momento que me conheço como gente que os Media sempre estiveram presentes diariamente no meu quotidiano. Estas lembranças reportam à década de 80, momento em que a liberdade de Expressão se impunha, daí a rádio, a televisão e os jornais e toda a imprensa escrita cada vez mais fazerem parte do quotidiano de todos os Portugueses.
Criança, recordo o acordar ao som estridente do rádio, com o programa matinal que a minha avó fazia questão de ouvir sem que ninguém ousasse demovê-la. Velho rádio esse, fiel amigo e companheiro do meu avô que, no dia em que se calou de vez, a sua atitude foi dar-lhe com a bengala até que o aparelho deixou de ter mesmo conserto.
Presentes estão ainda as horas do almoço durante as quais o meu avô dizia: “A hora da refeição é sagrada, quero silêncio”, para ouvir em sossego o telejornal na televisão. E nós tínhamos de ouvir e calar.
Televisão! …essa caixinha tão importante e companheira nas tardes da minha infância, vivas recordações são programas como o Sítio do pica-pau amarelo, Bonança ou Heidi e Marco, Verão azul ou mesmo os Jogos sem fronteiras, …que belos serões proporcionavam em família.
Jornais e revistas também eles faziam parte do meu mundo real, pois todos os dias pela manhã saía de casa de mão dada com a minha avó para ir comprar o pão e o jornal ao meu avô.
Gostava sim das revistas técnicas que o meu pai mandava vir de Espanha pois tinham muitos bonecos os quais eu, às escondidas gostava de colorir.
Hoje concluo que os Media têm um papel muito importante na sociedade civil. Fazem o mundo girar, especialmente a internet que temos tudo à distância de um “click” em tempo real. É sem dúvida, um mundo de informação, comunicação e trabalho.

Filipe Henriques 2º AE

Sem comentários:

Enviar um comentário