quinta-feira, 17 de novembro de 2011


“ Eu e os Media…”

                        TV

            As minhas memórias sobre a televisão são inúmeras e dizem respeito a programas. Lembro-me quando ainda morava na Portela de Sacavém de me levantar cedo ao fim-de-semana para uma “ maratona ” de desenhos animados que começava às 8 horas da manhã e só terminava quando começava o Telejornal das 13 horas.
            Os desenhos animados que não me esqueço são o D’Artacão e os três Moscãoteiros, Tom Sawyer e a saga de séries do Era uma Vez ….
            Lembro-me ainda quando a RTP 1 (sim porque na “ minha altura “ ainda só havia dois canais!) emitia depois do Telejornal da noite os “ Jogos Sem Fronteiras “ ou o “ Festival da Canção “ e ninguém saía de casa porque não queria perder a emissão, o que aborrecia alguns dos meus amigos porque estavam à nossa espera para continuarmos a brincadeira que tínhamos começado durante a tarde.
            Em relação ao aparelho em si, lembro-me que a televisão lá de casa tinha uma capa em madeira, com vários botões na frente para mudar de canal ou aumentar ou diminuir o volume (sim porque também não havia comandos!). Tinha ainda uma película de cor azul em frente ao ecrã para acrescentar alguma cor e, no meu caso, os meus país também diziam que servia para proteger os nossos olhos pois, como qualquer criança, estava muito perto da televisão.
            Lembro-me ainda de um programa que era emitido pela RTP 2 durante a semana no horário da tarde que se chamava “Agora Escolha” e que consistia na apresentação de duas séries que já tinham sido retiradas do ar. Depois dessa apresentação era efetuada uma votação telefónica com a ajuda do público que decidia qual a escolhida para ser emitida. Durante a votação normalmente era transmitido um desenho animado ou um episódio de uma  outra série.
            Penso que hoje em dia este tipo de programas não teriam muito sucesso de audiências porque tem um ritmo muito lento que o público atual já não aceita


                        Rádio

            A minha memória sobre a rádio é só uma: “ O Jogo da Mala “ com o António Sala e a Olga Cardoso. Este programa era transmitido na Rádio Renascença (RR) todos os dias da semana (de segunda a sexta feira) no horário da manhã. O jogo consistia em anunciar um valor de hora a hora. Depois os locutores telefonavam em direto para um número de telefone ao acaso (entre os assinantes de telefone fixo que na altura era a população portuguesa inteira) e quem atendesse e dissesse a frase que anteriormente tinha sido divulgada mais o valor que a mala continha ganha o dinheiro. A minha mãe passou anos a registar num caderninho todos os valores anunciados na esperança de um dia atender uma chamada da Rádio Renascença… até hoje.


            REVISTAS E JORNAIS 

      Em relação a este tema poucas ou nenhumas memórias tenho, pois lá em casa a única publicação que entrava era a “ TV Guia “ já que os jornais eram lidos pelo meu pai no trabalho. Hoje em dia a minha ligação com a imprensa escrita resume-se ao “Correio da Manhã” e aos jornais desportivos.

Paulo Ferro 2ª AE

Sem comentários:

Enviar um comentário