quarta-feira, 30 de março de 2011

Mass Media Marlon

Vêm-me à memória os tempos de férias em que eu era baixinho e olhava o meu avô de baixo para cima. Lembro-me que ele, com os seus óculos e olhar pitosga, lia o jornal como se aquele pedaço de papel lhe segredasse conhecimentos do mundo pois isso reflectia-se na sua cara.
                Eu mal sabia falar nesta altura, quanto mais ler! Para mim o jornal era, somente, imagens feias e decoradas com letras em seu redor, o que me fez voltar a atenção para a minha amiga televisão. Ainda que ela não me ouvisse, contava-me histórias, como por exemplo a Sakura Card Capture,  Saint Tail, Fushigi no Yuugi, Koshi Kame, Doraemon, Pigmalio (Canal Panda) Dragon Ball/Z/GT, Evagelion, Noir, Lain, Golden Boy (Sic/Radical) etc, mostrou-me mil e uma cores, conhecimentos, culturas e lugares. A minha infância passou-se maioritariamente em redor deste meio de comunicação.
                Ao passar para a escola o tempo de televisão foi-me encurtado. Sempre que me levantava, preparava-me para a escola e partia no carro do meu avô. Este, para seu prazer, clicava num botão no meio do carro. Este aparelho sorria-me com as suas luzes numéricas, falava e cantava para mim. Ouvia as músicas da época e os comentaristas da rádio fazer jogos, concursos e passatempos com o pessoal que telefonava para lá ou até só connosco, o seu público.
                Cresci e mudei-me! Três dos meus novos colegas, comentavam e declaravam fazer o impossível ou até mesmo o impensável. Referiam-se, claro, ao misterioso programa de PC de última geração que fazia rodar os jogos das velhas e novas consolas de jogos no computador com ou sem cassestes/CD’s! Mas como conseguiram eles tal programa? Isso não parecia ser uma coisa que se pudesse comprar numa loja ou algo do género, como conseguiram tal proeza?
Então eles apresentaram-me ao seu grandioso mass media, a Internet. Marlon Gerson, o viciado em Canal Panda e televisão morreu e renasceu dos céus da exploração, a vasta exploração em massa a Internet.
Ainda hoje estou atado pelos laços deste grande Karma. Diariamente viajo pela Internet em busca de boas novas do Japão, e das suas séries de Anime e Manga diárias e semanais, lançadas em revistas ou nas diversas antenas de transmissões japonesas como, por exemplo, a TV-TÓKIO que todos os dias lança um episódio de uma nova série de Anime, durante a semana (repetindo-se pelo restante mês até que esta atinja a programação inicialmente prevista). No caso de Manga, uma vez que não posso ir até ao Japão ou encomendar a revista semanal da Shounen Jump (conhecida por SJ), chega-me a mim por meio da internet, passando por inúmeros fãs que traduzem os capítulos semanais ou mensais (dependendo da revista e do autor da série), semanalmente para Inglês/Espanhol/Português-Brasil e agora, recentemente também para Português ainda que me quede pelas Edições Inglesas de fãs  pois são mais fiáveis. 

Text by:Marlon Gerson - 2ºAE
Image by: photomanips-club (DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário