terça-feira, 17 de maio de 2011

A cidade e o campo

Eu passei toda a minha infância no campo. Quando era jovem e andava na escola o meu sonho era viver na cidade, para mim, no campo não existiam oportunidades de arranjar um bom emprego e ficar na aldeia significava ser pastor ou agricultor, ou então trabalhar no pinhal o que naquela altura não parecia nada de bom.

Assim que tive a primeira oportunidade deixei tudo e vim viver para a cidade. Hoje a cidade é uma grande desilusão para mim mas não tenho outra alternativa. Reconheço que embora no campo também existam bons empregos na cidade temos mais alternativas e os ordenados são mais altos, além disso existe também uma maior facilidade nos meios de transporte, pois na cidade as deslocações são mais fáceis que na aldeia onde para nos deslocarmos temos que ter viatura própria.

No campo vejo que os meus amigos podem conviver mais uns com os outros (encontram-se no café ou em casa uns dos outros ao fim do dia de trabalho), têm mais tempo para a família, conhecem muito bem todos os vizinhos e até mesmo toda a gente da freguesia, por vezes até se ajudam uns aos outros. No campo as pessoas têm disponível tudo o que as pessoas da cidade só podem ter nas férias, como acordar a ouvir cantar os passarinhos e adormecer a ouvir cantar os grilos enquanto na cidade o som é sempre o mesmo, ouvir os carros a acelerar e travar! No campo as pessoas têm tempo livre para a família e amigos, convivem com a natureza e têm a possibilidade de ter animais de estimação o que permite aos filhos um contacto com a natureza desde que são bebés. Os filhos conhecem outras crianças e podem brincar com elas ao ar livre sem ser dentro da escola. Até mesmo as casas são melhores, em vez de apartamentos vivem em vivendas ou casas com espaços exteriores onde podem respirar ar puro e desfrutar da beleza da natureza.

É por tudo isto que passo férias quase sempre na aldeia e quando acabam, fico desanimado e com pena de ter que regressar à cidade.


 
José Carlos Mateus 1ºBE

Sem comentários:

Enviar um comentário