terça-feira, 17 de maio de 2011

As Principais Diferenças Entre o Meio Rural e Urbano

Para mim existe muita diferença entre o meio rural e urbano.
No meio rural as coisas são mais naturais, simples e ao mesmo tempo humildes.
Partindo da população, o povo é mais humilde e aconchegante. As cidades ou aldeias são mais calmas e existe uma diversidade de zonas verdes, campos de cultivo, rio e riachos. O ar é mais puro porque existe pouca ou nenhuma poluição.
De noite podemos ver as estrelas e a lua porque existe pouca iluminação. Temos também o prazer de ouvir o cantar dos passarinhos porque há pouco movimento de máquinas e carros.
O povo vive à base daquilo que produz, caça e pesca e não existe stress do corre-corre atrás das camionetas e metro para ir ao trabalho ou regressar à casa.
Na cidade o tempo é dinheiro. As pessoas acordam com alarme para não se atrasarem, correm para apanharem o transporte para irem para o trabalho, comem a correr porque têm pouco tempo e regressam a casa a correr para se prepararem para o dia seguinte.

Quanto a qualidade de vida podemos dizer que não há porque vivem com muito ruído e poluição, quer dos transportes públicos como dos particulares.
Não se consegue contemplar o pôr do sol nem a lua nova ou cheia.

Vive-se aglomerado em prédios e os vizinhos muitos deles não se conhecem nem se falam.
Quanto aos meios de subsistência, vive-se com base no salário. Se ficam desempregados e sem subsídio não têm como fazer face às despesas.
As pessoas sofrem muito de stress e por isso andam mal humoradas.

Apesar de o meio urbano ser mais evoluído a nível tecnológico e outros, posso dizer que o meio rural é mais saudável que o urbano.      
Pedro João 1º B E

1 comentário: