sábado, 21 de maio de 2011

As diferenças entre o meio urbano e o meio rural

Na minha opinião existem muitas diferenças entre o meio urbano e o meio rural.

Em Cabo Verde eu vivia numa zona rural, onde todas as pessoas se conheciam umas as outras. A vida era vivida de uma forma muito especial porque existia uma união muito grande entre as pessoas.

A liberdade da vida no campo, o contacto com a natureza, o horizonte sem limite, a frescura do ar puro, o barulho das florestas, os cânticos dos pássaros, o correr das águas do rio faziam-nos sentir bem.

A maior parte da nossa alimentação  era extraída do campo e era natural.

As pessoas viviam das tradições, das recordações, das histórias contadas pelos mais velhos, essa servia de educação.

A vida no meio rural era mais calma, mas mesmo assim com todos esses recursos eu sentia a necessidade de aprender coisas novas as quais não tinha acesso no meio rural,  por isso resolvi correr o mundo à procura de um novo desafio diferente daquele que eu vivia em Cabo Verde.

Hoje eu vivo numa cidade em que a vida é mais agitada, o ambiente em relação ao meio rural é mais poluente por causa da circulação dos automóveis e da poluição das fábricas.

No meio urbano tudo o que consigo ver ao meu redor são as construções, mas também há muitos sítios bonitos para se ver e visitar que não existiam no meio rural, como os museus, os teatros entre outras muitas coisas.

A forma de viver das pessoas no meio urbano é baseada mais em tecnologia. Também há mais facilidade de deslocação e de comunicação.

A convivência entre as pessoas no meio urbano em relação ao meio rural é mais limitada.

Com tudo isso pode-se concluir que a vida quer no meio urbano quer no meio rural têm as suas vantagens e suas desvantagens.

Carlos Monteiro 1ºBE

Sem comentários:

Enviar um comentário