domingo, 22 de maio de 2011

Relação espaço rural, espaço urbano

No meio rural onde nasci e onde vivi até aos 21 anos, todos se conheciam, se cumprimentavam, éramos como se fosse uma família. Levantava-me ás 6 horas para ir á escola às 7:30h, tínhamos que nos encontrar todos num ponto de partida para irmos em conjunto, íamos á pé e regressávamos a pé. De vez em quando lá apanhávamos boleia. 
Quando chegava a casa, lanchava e em seguida fazia o T.P.C, depois lavava as loiças, varia o quintal, ia buscar a água no tanque e depois brincava com os meus amigos. No meu quintal tinha tudo um pouco, muitas variedades de frutas como por exemplo: manga, laranja, goiaba, tangerina, mamão, cajamanga, banana, tamarina, cacau, safú e mais. Todos podiam apanhar a fruta e comê-la, assim como também podíamos apanhar a dos nossos vizinhos e era tudo natural.
Agora moro na cidade e não conheço os meus vizinhos, mal os vejo, mal falamos e o ambiente é totalmente diferente a comparar com o meio rural onde vivia.
Tenho uma vida muito complicada na cidade, levanto-me às 6 horas e tenho que preparar os dois meninos. Saio de casa às 7:10h e vou a correr deixá-los no infantário e a seguir vou a correr para o trabalho.
Na aldeia também tinha que trabalhar mas era tudo diferente, sem pressa. É verdade que não tinha filhos na altura mas as minhas irmãs tinham e não levavam a vida que levo. Até aos meus 21 anos nunca ouvi falar de stress, vivia numa vivenda e agora moro num prédio. Eu era feliz e não sabia.
Anabela Silva 1º AL

Sem comentários:

Enviar um comentário