quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os Media e eu

Na minha infância eu, e meus pais tinhamos um televisor a preto e branco.
Não via muita televisão, mas quando transmitiam programas para crianças, no sábado  de manha os desenhos animádos eram totalmente diferentes dos de hoje.
Havia a série Flora,  que era uma menina pequena  que vivia sozinha numa ilha, que divídia com sua amiga tartaruga. Outra série de desenhos, era a Belle e o Sebastião.
Sebastião era um menino  que andava sempre descálço, vivia num monte com Belle, que era um cão de raça Serra da estrela, de cor branco. Nessa altura ligava a televisão, e ficava horas a ver esses bonecos, por vezes sorria, outras sáltava, e outras de sobrolho carregado, exprimia alguns sentimentos à medida que assistia essas séries.
No ano de 1986 havia um concurso muito popular, que era ixibido ao sabado a noite. Eu e aminha família, (irmãos, pai e mãe), não perdíamos nenhum ipisódio do "123" apresentado por Carlos cruz, que tinha como mascote a bota botilde. Toda a família conferenciáva em casa, quem ia vencer o jogo. Quando o concurso se aproximava do fim, cada um dava o seu palpite.
Era uma festa.


Rádio

A Rádio Renascença tem uma programa de desporto que se chama Bola Branca, que existe há mais de 30 anos. O meu pai podia estar a fazer uma coisa importanteíssima, mas quando chegava ao meio dia e quarenta e cinco ligava o rádio para escutar o programa.
O aparelho era castanho e muito grande, tinha só dois botões, uma para ligar, e outro para sintonizar o posto.
Para conseguirmos sintonizar alguns postos, tínhamos de deslocar a antena de um lado para o outro à procura do sinal, enquanto saiam rúidos.
A minha mãe escutava um programa de rádio que se chamava Quando o telefone toca, que tinha como objectivo  satisfazer os ouvintes da rádio.
O ouvintes telofonavam para a rádio falavam um pouco com o locutor e pediam as músicas da sua preferencia  e dedicavam às pessoas conhecidas.
Eu não tinha paciência para estes programas, até porque ela ouvi-as com o som muito alto e então aproveitava para dar à sola sem ela notar.


Revista


Uma das revistas mais antigas que eu conheco é a Maria. A minha mãe comprara bastantes vezes essas revista. A revista Maria tinha os mais variádos conteúdos, desde informação de programas de tv, desporto,etc...
A minha mãe era fã da revista, e comentava os conteúdos das telenovelas com as amigas.
Em minha casa quando eu tinha cinco anos, o meu pai comprava um jornal de desporto, (algumas vezes). Eu não sabia ler, mas como eu tenho dois rmãos mais velhos, eles liam para mim, pois já andavam na escola.
Eu só passava as páginas e via as imagens dos jogadores em acção.
                                                
                                           
Pedro Empadinhas   2 AL 

Sem comentários:

Enviar um comentário