terça-feira, 9 de março de 2010


A MINHA ZONA



Eu chamo-me Susana, moro na freguesia de São Julião do Tojal, na povoação do Zambujal.


Moro com os meus pais numa moradia inserida numa quinta de 5 mil metros. A moradia tem 2 pisos e garagem. O terreno que circunda a moradia é ocupado por várias árvores (pessegueiros figueiras videiras nespereiras laranjeiras). A produção colhida é utilizada para consumo familiar e a excedente é colocada à venda no mercado. A minha quinta situa-se no bairro da Carrasqueira, na Rua dos Cravos. O bairro onde moro é constituído por outras moradias em lotes mais pequenos. O bairro é urbanizado porque tem todas as infra-estruturas como a electricidade, saneamento básico, esgotos e arruamentos.



A minha zona é rural porque está inserida numa zona agrícola e tem pouca densidade populacional. Tem uma fraca incidência de desemprego e tem uma percentagem muito elevada de reformados já que a maioria dos habitantes é idosa. Na zona predominam pequenas empresas de construção civil a par de outras grandes empresas com, por exemplo o MARL (mercado abastecedor da região de Lisboa) que está instalado na freguesia há cerca de 10 anos dando emprego a mais de 5 mil pessoas, a UNISELF, a KILOM, a FAPAJAL, a KOREN, a EUROSTAND e muitas outras que estão sedeadas nesta freguesia dando emprego a mais de 8 mil pessoas.


A povoação de São Julião do é bastante antiga como o comprovam o Palácio da Abelheira, várias fontes centenárias e um coreto no centro da vila.


Existem muitas zonas verdes, cada bairro da freguesia tem uma zona verde e um parque infantil.


A povoação do Zambujal é caracterizada pela excepcional organização comunitária já que aí convivem cidadãos de várias proveniências e etnias, sobretudo de Africa e dos países de Leste.


A freguesia tem uma área de 13,28 km quadrados é uma freguesia muito pouco dinâmica onde faltam espaços de convívio, como cinemas ou teatros e até espaços comerciais onde a população possa conviver.

Sem comentários:

Enviar um comentário