domingo, 3 de abril de 2011

Eu os Media





     Nasci no ano de 1965, numa época em que imperava em Portugal a censura imposta pelo anterior regime que viria a ser deposto com o 25 de Abril de 1974. Como nasci e vivi numa aldeia do litoral situado no concelho de Pombal a minha relação com os Media na época era diminuta vindo a aumentar com o passar dos anos. Vivia numa aldeia um pouco isolada, longe dos centros urbanos e eu e a minha família tínhamos poucas possibilidades de nos deslocarmos pois o poder económico era pouco e viviam-se tempos difíceis.

A grande alteração deu-se quando mudei de residência vindo habitar na zona de Lisboa, com outro acesso aos Meios de Comunicação Social.

Jornais

    Na época em que nasci existiam em Portugal jornais que hoje foram extintos como, por exemplo, “o Século”, “O Comércio do Porto”, “A Capital” etc., outros ainda resistem ao passar dos anos como é o caso do “Diário de Noticias”, mas eu pouco acesso tinha a eles.

O meu contacto com os jornais aconteceu sobretudo quando estive emigrada na Alemanha no final dos anos 80, através da assinatura de um jornal regional existente na zona de Pombal de seu nome “O Eco”.  Hoje leio poucos jornais apesar de ter mais possibilidades de o fazer.

Rádio

De todos os meios de comunicação social disponíveis a rádio foi desde sempre aquele com quem  mantive mais contacto enquanto eu arrumava a casa à minha mãe.

Era o tempo dos “Parodiantes de Lisboa”, do “Discos Pedidos”, e das rádios novelas que eu gostava muito de ouvir enquanto trabalhava. Era uma companhia quase indispensável. Com a rádio tínhamos conhecimento do que se passava em Portugal e no mundo, como no período da guerra colonial e durante a revolução de 1974, pois era o único meio de comunicação que tínhamos ao nosso dispor naquela época.

Televisão

     A televisão chegou anos mais tarde e foi a grande novidade para a época, ainda a preto e branco. O meu pai era emigrante na Alemanha e trouxe um aparelho de lá, por isso fomos dos primeiros a possuir televisão. A nossa casa era o local de encontro de pessoas da terra que não tinham televisão. Era o tempo das telenovelas Brasileiras, dos programas de divertimento como por exemplo a “Cornélia”, o “Zip Zip” e o “Festival da Eurovisão”. Toda a aldeia parava para acompanhar os episódios e os programas.

Hoje a televisão já é uma rotina porque com a chegada dos canais privados e, mais tarde, com os canais por cabo, o difícil é escolher, o que não significa que muitas vezes não exista a falta de qualidade e de isenção de muitos canais.

Internet

    Foi a última revolução do século passado. Permite-nos ligar ao Mundo inteiro e termos conhecimento do que nos rodeia em tempo real. Permite que o mundo seja visto como uma aldeia global.

A chegada das redes sociais permite alterar o rumo da história, basta ter como exemplo o que recentemente se passa no Médio Oriente e Norte de África. Foi graças às redes sociais que todo este movimento se desencadeou.

Actualmente a Internet para mim tem muita utilidade, utilizo-a essencialmente para pesquisas, para comunicar com outras pessoas, ouvir musica, ver vídeos, etc.
Piedade Jesus Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário