terça-feira, 7 de julho de 2009

Vaticano e praça de São Pedro




O Vaticano é uma cidade-estado e o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma (0,44 km quadrados). Deve a sua existência ao facto de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja Católica A Santa Sé (latim: Sancta Sedes), ou Sé Apostólica, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano, ou mais precisamente do Estado da Cidade do Vaticano.

Etimologia
Originalmente, Vaticano era uma figura da mitologia romana que "abria a boca do recém-nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro". Era também o nome de uma das sete colinas de Roma onde se erguia o Circo de Nero. Lá São Pedro foi martirizado e sepultado.



A Praça de São Pedro (em italiano Piazza di San Pietro) situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo Clássico mas com elementos do Barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egipto ao centro.

Curiosidades
O obelisco central tem 40 metros de altura, incluindo a base e a cruz no topo. Data do século I d.C. e foi trazido para Roma no reinado do imperador Calígula. Está no lugar actual desde 1585 sob ordem do Papa Sisto V, que colocou no obelisco um dos pedaços .originais da cruz de Jesus Cristo. Bernini complementou a colocação do obelisco com uma fonte em 1675. Foi preciso mais de novecentos homens para erguê-lo.
Na praça, o Papa celebra Missa Pontifícia nas maiores festas da Igreja. 140 estátuas - santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas - saúdam os peregrinos da balaustrada das colunas, que tem 17 metros de largura. O brasão e as inscrições evocam o Papa Alexandre VII, que encomendou a obra.

Autores: Jamir e Carlos xarepe

Sem comentários:

Enviar um comentário