quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Guarda Suíça


Nós vamos falar sobre a Guarda-Suiça.
Inicialmente a Guarda-Suiça é um conjunto de soldados que combatiam para diversas potências europeias em troca de pagamento, durante os séculos XIV e XV.
A Guarda-Suiça foi formada por nobres Suiços em 1506, especialmente para proteger o Papa Júlio II.
Desde então ,existe no Vaticano uma Guarda especial que usa um uniforme e datado do século XVI, muito coloridos , com pulmas e colarinhos.
Pertencer ao corpo da Guarda-Suiça é um privilégio e uma missão para os suiços.
Fábio Leitão e Marta Rebelo

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Acelerador de partículas / Antimatéria


No filme, assistimos a uma experiência cientifica com o acelerador de partículas.

O que é isso e para que serve?

Um acelerador de partículas é uma máquina capaz de acelerar partículas electricamente carregadas, utilizando para isso campos electromagnéticos, que pretende simular as condições do BigBang (início do universo).

O maior acelerador do mundo encontra-se no CERN.

E o que é a antimatéria?

A antimatéria é um local vazio, onde não existem átomos (não existe matéria).

Essa falta de átomos faz com que esse espaço crie muita energia, porque suga a matéria que está à volta. No filme eles criaram aqueles espaços para "simularem" um buraco negro (sem átomos) para sugar toda a matéria e originar energia.



Carla Rodrigues e Tânia Remédios

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mas que grande trambolhão!


Quando eu era pequenina!

Era uma criança muito feliz e traquina!

Mas mesmo muito traquina.

Um dia, por volta dos meus 5 anos; estava a andar de baloiço muito devagar, pedi a uma amiguinha para me empurrar mais um bocadinho e, como estava a gostar; pedi para ela empurrar com mais força!!

Imaginem o que aconteceu... dei uma grande queda e até hoje nunca mais pus o meu traseiro num baloiço!

Hoje em dia quando olho para trás e reparo na cicatriz que tenho debaixo do queixo lembro-me desse episódio, com um pouco de tristeza; pois estava tão deliciada a andar de baloiço...

Mas que grande trambolhão!

terça-feira, 7 de julho de 2009

OS LOCAIS DE CADA CRIME



Nós vamos falar sobre os crimes cometidos nas 4 igrejas de Roma.

· 1º Crime
Ligado ao elemento Terra, passa-se na Piazza Del Popolo
Piazza Del Popolo ( Praça do Povo ) é uma das praças mais conhecidas de Roma.
Trata-se de um imenso espaço oval, presidido por um grande obelisco egípcio no centro. A Praça está situada onde em outros tempos esteve a porta Norte das muralhas aureliana, bem no começo da via Flaminia.

· 2º Crime
Ligado ao elemento Ar, passa-se na Praça de São Pedro.
A Praça de São Pedro situa-se em frente da Basílica de S. Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco.

· 3º Crime


Ligado ao elemento Fogo, passa-se na Igreja de Stª Teresa

· 4º Crime
Ligado ao elemento Água, passa-se na Praça de Piazza Navona
A Praça Navona é uma das mais célebres praças de Roma.
A sua forma assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga, seguindo a planificação do estádio de domiciano.





Castelo Sto Angelo





Panteão


Stª Maria Del Vittoria





Ana Mota / Vera Duarte
























vai vai chapéu gadget..

Quando eu era pequeno tinha sempre umas boas ideias para as minha brincadeiras.Houve um tempo em que me divertia a construir estradas e casas num terreno ao lado da minha casa.Até ia pedir cimento às obras para usar como material.Um dia decidi inspirar me no inspector gadget e resolvi imita-lo.Eu e os meus amigos decidimos copiar o truque do guarda-chuva.Como todos sabem o truque do guarda-chuva consiste em abrir um guarda-chuva em plena queda e este transforma-se automaticamente em pàra-quedas.Ora ,nos pegamos num guarda-chuva,subimos para cima de um ,muro e saltamos...só que o guarda-chuva não se transformou em pàra-quedas e um dos meus amigos acabou por trocer um pé.
Hoje,passados estes anos,recordo me desses tempos com saudades,um tempo em que eu ainda acreditava que um guarda-chuva pudesse travar uma queda.
ERROS DO FILME ANJOS E DEMÓNIOS

Anjos e Demónios em http://www.zastavki.com

Eis uma lista de erros que me parecem mais evidentes e que podem ser encontrados no filme:

Quando o Camerlengo descola num helicóptero da Praça de São Pedro, conseguiria fazê-lo a partir de qualquer helicóptero? Geralmente a certificação é dada para um aparelho e modelo muito concreto e é muito difícil operar aparelhos de fabricantes diferentes com o tipo de habilidade demonstrada nesta cena.

A anti-matéria contida (anti-hidrogénio, o átomo mais fácil de criar) na garrafa magnética teria que estar na forma de Plasma, aquele que por ser altamente ionizada pode ser electricamente carregada. Não pode estar nem no estado sólido, nem no líquido. Ora o estado de Plasma é particularmente difícil de manter e exige condições físicas que manifestamente não eram cumpridas no interior desse pequeno contentor portátil!

A colisão matéria-antimatéria emite radiação. Muita radiação mesmo, estando a maioria dela na banda dos raios gama, a radiação mais perigosa e energética de todas! A explosão de luz no final do filme era uma explosão de raios Gama e aquela distância teria dizimado toda a gente e especialmente o Camerlengo.

Se há uma câmara a emitir imagens a garrafa magnética, esse sinal teria que poder ser seguido até à fonte!

Como poderia uma pequena câmara wireless emitir através das grossas camadas de pedra do Castelo? Na sua casa, o seu sinal wireless dificilmente chega de um extremo da casa ao outro, como poderia assim atravessar grossas paredes de pedra e sair do edifício?

A luta na Piazza Navona, um dos locais mais frequentados de Roma poderia ter lugar sem que ninguém estivesse presente e com a praça praticamente vazia, ainda antes das 11 da noite, com todos os restaurantes dessa movimentada praça romana?

Se Langdon era mesmo um professor de Harvard, especializado na simbologia do Renascimento, então como é que não é capaz de ler italiano? Como demonstra o episódio em que Vittoria lê para ele o livro de Galileu, porque este admite “não saber ler italiano”.

O Panteão não é a “igreja católica mais antiga de Roma”. A conversão do templo romano ocorreu em 609 d.C. obviamente a essa data já havia muitas igrejas católicas em funcionamento.

Os supostos “baixos-relevos” da Praça de São Pedro, não o são… São apenas parte do Compasso em torno do obelisco e representam os ventos do norte, sul, este e oeste. E se assim é, porque é que Langdon olhou para o do Oeste e decidiu que ele é que era o marcador e não um outro qualquer?

A passagem secreta entre o Castelo Sant’Angelo e o Vaticano não é… secreta. A entrada está bem à vista num dos bastiões, e não do castelo propriamente dito e as suas entradas – em ambos os extremos – são públicas e amiúdes vezes visitadas por turistas.

O termo “preferiti” que brown usa para os quatro cardeais que seriam os favoritos a ganharem a eleição papel não existe. O termo comum é, pelo contrário, “papabili” e estes – ao contrário do que parece pensar o autor – não fazem parte de um grupo claramente identificado e, de facto, os favoritos a ganharem a eleição são frequentemente preteridos na Eleição…

O “Grande Eleitor2, o Cardeal Mortati que parece presidir à mesa da Eleição Papal não existe como um cargo oficial ou oficioso. Os cardeais que ocupam a mesa são escolhidos aleatoriamente e rodam de três em três dias e são em número de três contadores de votos e três revisores.

O termo “Eleição por Adoração” é falso. Desde logo “adoração” é no Catolicismo algo usado sempre em relação a Deus, não a um Ser Humano, mas sobretudo, aquilo que existe é o termo “eleição por aclamação” em que os cardeais se mostram unanimemente de acordo quanto a um candidato, mas não pode ter havido debate, nem negociação, já que tal é encarado como uma inspiração divina. E esse não é o caso da eleição papal aqui apresentada…

Não é plausível que num livro de Galileo surgissem em código palavras em inglês. A língua era certamente desconhecida para um italiano como Galileu, sendo na época considerada pouco mais do que “bárbara”.

JESUS PIRES

Vaticano e praça de São Pedro




O Vaticano é uma cidade-estado e o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma (0,44 km quadrados). Deve a sua existência ao facto de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja Católica A Santa Sé (latim: Sancta Sedes), ou Sé Apostólica, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano, ou mais precisamente do Estado da Cidade do Vaticano.

Etimologia
Originalmente, Vaticano era uma figura da mitologia romana que "abria a boca do recém-nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro". Era também o nome de uma das sete colinas de Roma onde se erguia o Circo de Nero. Lá São Pedro foi martirizado e sepultado.



A Praça de São Pedro (em italiano Piazza di San Pietro) situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo Clássico mas com elementos do Barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egipto ao centro.

Curiosidades
O obelisco central tem 40 metros de altura, incluindo a base e a cruz no topo. Data do século I d.C. e foi trazido para Roma no reinado do imperador Calígula. Está no lugar actual desde 1585 sob ordem do Papa Sisto V, que colocou no obelisco um dos pedaços .originais da cruz de Jesus Cristo. Bernini complementou a colocação do obelisco com uma fonte em 1675. Foi preciso mais de novecentos homens para erguê-lo.
Na praça, o Papa celebra Missa Pontifícia nas maiores festas da Igreja. 140 estátuas - santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas - saúdam os peregrinos da balaustrada das colunas, que tem 17 metros de largura. O brasão e as inscrições evocam o Papa Alexandre VII, que encomendou a obra.

Autores: Jamir e Carlos xarepe

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ambigramas

Eu vou falar de ambigramas porque o filme faz–lhes referência várias vezes: logo no principio da história, quando fala nos iluminatti, e durante os crimes que são cometidos com a marca de um ambigrama representando os quatro elementos :


Terra
Ar
Fogo
Água
Ambigrama é, então, uma representação gráfica de uma palavra que pode ser vista rotacionada ou invertida horizontalmente, mantendo a mesma leitura. EXEMPLO:





História:
O conceito de ambigrama teve a sua origem em Boston, por Douglas
Hofstadter, em 1983/84.
É uma palavra híbrida (proveniente de duas espécies diferentes) porque une o latino radical “ambi” , de ambíguo, com o radiacal grego “grama”, de escrita.


Ana Maria Brito

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Palíndromos

Vamos falar de palíndromos!
Escolhemos falar acerca deste tema porque está relacionado com a descodificação de símbolos e palavras, tal como os existentes no filme que fomos ver “Anjos e Demónios”.

São palavras que podem ser lidas nos dois sentidos, isto é, da direita para a esquerda ou vice-versa
A Tradição de inventar palíndromos e capicuas surgiu na Grécia, no século 3 a.C. O último ano capicua foi 2002 e o próximo será 2112

Palíndromos são palavras ou frases que podem ser lidas da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Podemos dizer que o palíndromo, comparado à frase comum, é como um bilhete de ida-e-volta. "Ana", por exemplo, é um nome palindrômico.





Exemplos de frases palíndromas:

» Anotaram a maratona
» Saíram, o tio Sá e as oito Marias
» E até o papa poeta é
» Ama, cauteloso, o sol e tua cama

Existem palíndromos perfeitos e imperfeitos

Ex:
Osso, tem o mesmo sentido lendo-se de trás para a frente ou da frente para trás (palíndroma perfeita)
Roma, não tem o mesmo sentido lendo-se da frente para trás ou de trás para a frente (palíndroma imperfeita)




Brincadeiras com palíndromos

Descobre no texto que se segue as 20 palavras palíndromas


Na escola vamos reviver os tempos de estudante.
Vamos reter o que aprendemos nas aulas.
Para isso vamos reler todos os textos.
Nalgumas aulas vamos rir do reviver do passado.
Temos aulas em várias salas.
Com a professora Patrocínio vamos ralar um kiwi e vamos observar o que acontece com anilina.
Com a professora Patrícia vamos observar um osso.
Ao jantar vou comer um ovo, só espero que não esteja oco.
O Fernando vai rapar o cabelo, ele ama o exército.
A professora Gabriela tem uma arara que tem uma asa com um osso partido.
Ele ata a asa na ala

Cristina Garcia, Catia Arantes, Miguel Primor




quarta-feira, 1 de julho de 2009

O poder da Informação


Nós vamos falar sobre o poder da informação e como ele pode ser adulterado.
O que mais me marcou no filme foi verificar como os grandes poderes deste planeta, neste caso a igreja católica, conseguem manipular a informação que nos chega através da comunicação social.
No fim do filme, nota-se precisamente isso quando os jornalistas anunciaram a morte dos cardeais e do Camerlengo como tivessem sido de causa natural quando nós sabemos que isso não foi verdade. Os três cardeais que eram candidatos ao cargo do papa, os perferitti, foram assassinados pelos Illuminatti e o Camerlengo não morreu em consequência da queda do helicóptero mas imolando-se pelo fogo visto que os seus crimes tinham sido descobertos.
Toda esta mentira surge para a igreja católica continuar pura e imaculada.

Américo Cunha e Bruno Vaz