Sempre morei na cidade e gosto muito de aqui viver, porém a vida é muito agitada e corremos contra o tempo. O relacionamento pessoal é muito frio e distante.
Atualmente moro num prédio e nem sequer converso e vejo os meus vizinhos, nem sei ao certo quem são. Antigamente morava num bairro de casas e éramos mais unidos, sabíamos tudo sobre os nossos vizinhos, partilhávamos as alegrias e as tristezas.
Quando saía para a rua tinha a sensação de ser livre. Fazíamos imensas coisas em conjunto desde ir a excursões e fazer parte do clube recreativo local.
Devido ao crescimento económico no nosso pais, às condições e exigências por parte de alguns patrões e das nossas próprias exigências pessoais e ambições não conseguimos na cidade usufruir dos espaços verdes e do convívio entre as pessoas. A nossa vida é tão stressante que quando paramos um segundo para reflectir, notamos o quanto estamos cansados e já não nos apetece fazer nada.
Nem sempre aproveitamos as ofertas culturais que a cidade não oferece (peças de teatro ,cinemas , exposições).
Já não caminhamos dentro da cidade nem fazemos compras nas lojinhas de bairro, simplesmente vamos a só um lugar, o Centro Comercial onde encontramos de tudo um pouco, mas que nos aprisiona. No meio rural tudo é diferente, a vida é mais tranquila e com mais qualidade.
Ouvimos pela manhã o cantar dos pássaros, o convívio entre as pessoas é muito melhor, é como se fossemos da mesma família .
O contacto com a natureza é imediato, como não há tantas construções de prédios e centros comerciais, fazemos todas as compras nas lojas locais. À noite conseguimos ver o céu com todas as suas estrelas apesar de não haver tantos sítios para passear e visitar.
Hoje em dia já há muitas pessoas a deixar cidade para ir viver no campo, para ter mais qualidade de vida, paz, e simplesmente poder ir para casa e usufruir do tempo e da família.
Cátia Simões 1AL
Sem comentários:
Enviar um comentário