domingo, 26 de junho de 2011

Diferença entre o meio rural e o meio urbano

No meio rural onde moro existe contacto com a natureza onde respiramos ar sem poluição.
Todos os dias ao amanhecer ouço os pássaros a cantar embora por vezes não os veja.
Tenho um quintal onde planto alfaces, tomates, batatas, morangos etc.
Neste meio existe muito convívio e também interajuda entre as pessoas pois quando precisamos de alguma coisa ninguém recusa, somos uns para os outros.
Isto reflecte-se na situação de um ter no quintal hortaliças e legumes e se o outro vizinho não tiver oferece-se de boa vontade e está sempre tudo bem, sem existir egoísmo.
Vive-se com bastante calma, não existe muita poluição sonora ou atmosférica o que melhora a nossa qualidade de vida.
Em meio urbano não conseguiria ter contacto com a natureza, não consegueria ter um quintal com hortaliças e legumes.
No entanto na cidade existe mais vida cultural e não necessitamos de nos deslocar tanto mas  há muito mais stress, mais poluição sonora, atmosférica e visual que por sua vez nos dá menos qualidade de vida.
                                                                                                            Hilário Baptista 1º AL
                                                                                                   

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Historia de vida

A minha historia de vida começa no País onde vivi desde dos 4 meses, até aos 28 anos e que é Angola. A minha residência era uma vivenda bem estruturada com saneamento básico, com muitos quartos e com um quintal enorme onde podíamos brincar, sem qualquer atritos com os vizinhos.O  meu pai era camionista e quando chegava de viagem partilhava  tudo e que ele trazia com os vizinhos. Era uma relaçâo de inter-ajuda.Cá em Portugal eu vivo num apartamento e sinto uma grande diferença no espaço. Apesar de ter outras condiçôes o convívio com os vivinhos é restrito, cada um no seu canto. As grandes oportunidades que nos são oferecidas, acabam por nos tirar qualidadede vida.
Isabel 1ºAL

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A diferença sobre o meio rural e o meio urbano

        Sempre morei na cidade e gosto muito de aqui viver, porém a vida é muito agitada e corremos contra o tempo. O relacionamento pessoal é muito frio e distante.
        Atualmente  moro num prédio e nem sequer converso e vejo os meus vizinhos, nem sei ao certo quem são. Antigamente morava num bairro de casas e éramos mais unidos, sabíamos tudo sobre os nossos vizinhos, partilhávamos as alegrias e as tristezas.
                 Quando saía para a rua tinha a sensação de ser livre. Fazíamos imensas coisas em conjunto desde ir a excursões e fazer parte do clube recreativo local.
                 Devido ao crescimento económico no nosso pais, às condições e exigências por parte de alguns patrões e das nossas próprias exigências pessoais e ambições não conseguimos na cidade usufruir dos espaços verdes e do convívio entre as pessoas. A nossa vida é tão stressante que quando paramos um segundo para reflectir, notamos o quanto estamos cansados e já não nos apetece fazer nada.
              Nem sempre aproveitamos as ofertas culturais que a cidade não oferece (peças de teatro ,cinemas , exposições).
              Já não caminhamos dentro da cidade nem fazemos compras nas lojinhas de bairro, simplesmente vamos a só um lugar, o Centro Comercial onde encontramos de tudo um pouco, mas que nos aprisiona. No meio rural tudo é diferente, a vida é mais tranquila e com mais qualidade.
               Ouvimos pela manhã o cantar dos pássaros, o convívio entre as pessoas é muito melhor, é como se fossemos da mesma família .
               O contacto com a natureza é imediato, como não há tantas construções de prédios e centros comerciais, fazemos todas as compras nas lojas locais. À noite conseguimos ver o céu com todas as suas estrelas apesar de não haver tantos sítios para passear e visitar.
                Hoje em dia já há muitas pessoas a deixar cidade para ir viver no campo, para ter mais qualidade de vida, paz,  e simplesmente poder ir para casa e usufruir do tempo e da família.





                                                                                                               Cátia Simões 1AL